Anterior

Metamorfose das Borboletas

“Brancas, azuis, amarelas e pretas
Brincam na luz as borboletas”
Vinícius de Moraes

Os alunos do Pré II, orientados pelas Professoras Bruna e Daiana, desenvolveram um projeto sobre borboletas que teve início em sala de aula e terminou com a metamorfose completa.
Foi uma vivência que trouxe a prática, interação visual para os alunos, conscientização sobre a importância do cuidado e respeito aos seres vivos no meio ambiente, permitindo que fizessem, durante três semanas, suas próprias observações e conclusões, agregando mais conhecimento e aprendizagem e transformando o aluno no protagonista do aprender diante da curiosidade com expectativa.
As borboletas são insetos que incluem também as mariposas, predominantemente diurnas, se alimentam de néctar, folhas de verduras e frutas em decomposição. A maioria das espécies de borboletas possui asas com cores vivas.
A borboleta passa por ciclos e etapas, são quatro fases de transformação: oviposição, lagarta, pupa e imago, até se tornar uma borboleta com asas coloridas, como as conhecemos.
As borboletas, lindas e coloridas, saíram de seus casulos e as crianças puderam soltá-las no jardim da escola. Foi um momento mágico!