Anterior
Outubro Rosa, um mês para refletir sobre a saúde - ETL

Outubro Rosa, um mês para refletir sobre a saúde

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro. No Brasil, foi comemorado pela primeira vez em 2002.
O movimento nasceu para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, conscientizar sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames, ato fundamental para a prevenção, uma vez que nos estágios iniciais a doença é assintomática.
Todas as mulheres, independentemente da faixa etária, devem observar seu corpo para detectar anormalidades em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos, para ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

• Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

• Alterações no bico do peito (mamilo);

• Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

• Saída espontânea de líquido dos mamilos.

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.