Anterior
Novembro Azul - ETL

Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização para as doenças masculinas. Foi criado no Brasil em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de promover a mudança de comportamento dos homens em relação à saúde e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No mês de novembro, são realizadas inúmeras ações para alertar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames necessários para detectar o câncer de próstata (o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque retal).

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no biênio 2018/2019, foram diagnosticados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil.

O preconceito ainda é o principal obstáculo, sendo que apenas 32% dos homens realizam o exame do toque. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação.

O câncer da próstata tem evolução silenciosa e quando apresentam sintomas, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite.