Importância do lúdico na Educação Infantil

Considerando a importância do lúdico, os alunos da Educação Infantil da ETL – participaram no início do 2º semestre, de diversas atividades visando construção do conhecimento.
O lúdico é um fator positivo para as crianças durante a infância, desenvolvendo nelas a imaginação, raciocínio, criatividade, expressão e espontaneidade no desenvolvimento do sistema de representação (leitura e escrita).
Compreende-se que a brincadeira é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem específicas são elementos essenciais para a construção de sua personalidade e compreensão da realidade na qual se insere.
Valorizar o lúdico durante os processos de ensino significa considerá-lo na perspectiva das crianças, sendo vivido na escola como algo espontâneo, permitindo-lhes sonhar, fantasiar, realizar desejos e viver como crianças de verdade.
As brincadeiras apresentam três características: a imitação, a regra e a imaginação; tais características promovem a interação, socialização e a aprendizagem significativa.