Atividade com os alunos faz reflexão à igualdade salarial

Recentemente, a ETL realizou uma dinâmica com seus alunos que, de forma proposital, favoreceu os homens com o objetivo de observar a reação feminina. A atividade mostrou a diferença salarial entre homens e mulheres, uma realidade atual no mundo do trabalho. Posteriormente, os alunos foram informados a respeito do assunto e puderam refletir sobre a discriminação que ocorre entre pessoas devido ao seu gênero. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2018, apontam que o número de mulheres no Brasil é superior ao de homens. São 48,3% de homens e 51,7% de mulheres. Apesar de maioria, o número de mulheres desempregadas é 29% maior que o de homens. A porcentagem de mulheres em cargos executivos no Brasil cresceu de 5% em 2015 para 16% em 2017, entretanto, elas ainda representam apenas 2,8% dos cargos mais altos. Esse quadro tem estimulado recorrentes discussões em torno da igualdade salarial entre gêneros. Na ETL, o tema tem merecido destaque desde o ensino infantil.