Voltar para Home
 
Página PrincipalA ETLCursosAtualidadesSimuladosAprovadosEducadoresContato
Veja mais notíciasGaleria
A ETL celebra a Semana da Mulher
06/03/2018 ETL de Lins

Imagem: Departamento de Marketing

//

Experiências, mais que carreiras, teve espaço na semana de 05 a 09 de março, na Sala 12 da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação.

Na semana de 05 a 09 de março a ETL estará celebrando a Semana da Mulher. Serão dias de reflexão e homenagem às mulheres e suas mais diversas formas de atuação na sociedade contemporânea. Todos os dias, das 07h10 às 09h30, os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, alternadamente, terão a oportunidade de participar de momentos de palestra, troca de experiências e reflexões que as palavras e os testemunhos das personalidades convidadas proporcionarão.

Experiências, mais que carreiras, terão espaço ao longo da semana, na Sala 12 da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação.

05 DE MARÇO
Na abertura da Semana, Andreia Cardoso de Oliveira Ferreira, professora do 5º ano, foi homenageada. No sexto mês de gravidez de Isabela, a professora Andreia recebeu uma rosa e um singelo presente das mãos de seu filho, João Vítor, aluno da 1ª série do Ensino Médio. Na pessoa da professora Andreia foram homenageadas todas as mulheres, as quais têm das maiores dádivas possíveis: o dom de trazer uma vida humana ao mundo.

Na sequência, a Dra Tatiana Castro, ginecologista, abordou um tema de grande importância para adolescentes e jovens: as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Com uma linguagem acessível e slides ilustrativos, a doutora Tatiana pontuou aspectos merecedores de constante atenção, como a prevenção.

Em seguida, a Sra Elda Amaral, proprietária e presidente do Grupo Colorado falou um pouco sobre sua carreira como profissional e executiva de uma grande empresa, os desafios que enfrentou como mulher em um meio eminentemente masculino e as conquistas que alcançou. O Grupo Colorado, referência nacional em tecnologia de esquadrias metálicas e vidraçaria, mostrou-se, ainda, uma empresa altamente preocupada com o meio ambiente.

Os docentes Regina Cortez, Ana Sofia, Manoel Carlos e Edilson Borella participaram dos eventos do dia, acompanhados da coordenadora Aletheia, a qual fez a condução do evento, destacando a relevância do momento para a formação integral e o crescimento dos estudantes. O professor Leonides, diretor da ETL, também esteve presente e ressaltou o valor do conhecimento para que a pessoa alcance a realização de seu sonho.

06 DE MARÇO
O segundo dia da Semana da Mulher na ETL foi aberto com a presença da Excelentíssima Tenente-Coronel Daniela Michelão Penasso Cella e Santos, Comandante do 44º Batalhão da Polícia Militar/Interior. Seu testemunho pessoal conseguiu ilustrar as lutas que as mulheres travam, ainda hoje, para galgar espaços e reconhecimento: sua turma na Academia de Polícia Militar do Barro Branco foi a segunda a admitir mulheres. A Comandante Daniela pontuou, ainda, o trabalho e a contribuição que as mulheres trazem para o avanço de direitos e construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Engenheira Maria Angélica Munuera Barbosa, engenheira de segurança: a mulher e profissional responsável pela segunda palestra do dia 06 de março. Como engenheira de segurança, a senhora Maria Angélica discorreu sobre os desafios de fazer com que os profissionais reconheçam a necessidade da prevenção e do uso de equipamentos de proteção, sobretudo nas usinas – sua área de atuação. Enquanto mulher, os percalços para consolidar-se como uma profissional competente em um ambiente eminentemente masculino têm de ser redobrados, afirmou a engenheira Maria Angélica, para quem uma das grandes virtudes femininas é a persistência.

07 DE MARÇO
No dia 07 de março, às 07h20, a psicopedagoga Cristiane Lemos Bortoletto iniciou sua apresentação na Semana da Mulher. Após fazer uma narrativa de sua trajetória acadêmica e profissional, a senhora Cristiane discorreu sobre um tema bastante importante para os estudantes: as técnicas e procedimentos para um aproveitamento adequado dos estudos, com destaque para o papel que o sono exerce sobre a memória e seu processo de retenção, imprescindíveis para bons desempenhos escolares.

À fala da psicopedagoga Cristiane seguiu-se a participação da senhora Michelle Vanuchi Piva Beltani, terapeuta ocupacional. A explicação sobre o que é uma terapeuta educacional foi mesclada com a própria história da palestrante, a qual demonstrou, com bastante habilidade, a contribuição que sua profissão pode proporcionar a um desenvolvimento equilibrado e a uma vida escolar mais produtiva.

08 DE MARÇO
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado com três palestras que versaram sobre direitos, justiça e cidadania. Estiveram na ETL a doutora Jane Carrasco Alves Floriano, Meritíssima Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal de Lins, a Ilustríssima Vereadora Aparecida de Fátima Domingues Ottênio, membro da Câmara de Lins, e a Senhora Patrícia Pereira, Assistente Social. Os participantes foram brindados com muita experiência e informação, indubitavelmente significativas para suas vidas.

A Doutora Jane discorreu sobre a gradual conquista de direitos por parte das mulheres e destacou, inclusive, como essa luta se manifestou no próprio meio judiciário: em suas palavras, sua turma estabeleceu um divisor de águas no judiciário paulista, ao conseguir uma representatividade feminina nunca antes imaginada. Definindo-se como uma magistrada “legalista”, que reconhece a importância do seguimento das leis, também alertou que, à objetividade da lei está aliado o poder discricionário, a capacidade analítica da dosimetria das penas por parte da consciência de cada juiz. A Doutora Jane fez, ainda, uma breve indicação dos crimes mais prevalentes no município.

Já a Vereadora Fátima Domingues (ou Fátima Pires, com também permite ser chamada) resgatou sua história, desde a infância em ambiente rural, sempre pautada pelo sonho de auxiliar na construção de um mundo melhor – o que fez com que buscasse, em primeiro lugar, a formação como assistente social e, posteriormente, a militância política. Sendo a única mulher na Câmara de Lins, na atual legislatura, a Vereadora Fátima ressaltou que os desafios são inúmeros mas, não apenas, devido a questões de gênero: os maiores problemas seriam de cunho ético e moral, o que leva muitos, inclusive os jovens, a se desinteressarem da política. Postura perigosa, argumentou, pois permite que pessoas mal-intencionadas, egoístas, assumam os postos de legisladores. A solução? Educação, conscientização e participação.

Encerrando o penúltimo dia da Semana da Mulher, a Assistente Social Patrícia Pereira falou sobre sua experiência em vários órgãos e instituições de defesa e promoção de direitos, mas, também, em instituições de amparo e acompanhamento da aplicação de medidas socioeducativas. Foi interessante o link criado entre sua fala e algumas das referências da Doutora Jane, como as consequências advindas sobre aqueles que transgridem ou não respeitam as leis. De acordo com a Assistente Social Patrícia, nem todas as pessoas têm uma ideia clara do que sua profissão faz e nem todos entendem a necessidade de políticas promotoras de direitos em uma sociedade que, por si e em si, não é moldada para ser justa nem igualitária. Também para a Senhora Patrícia, a educação, de qualidade e para todos, é uma política estratégica para que a sociedade evolua – e, não, apenas, a mulher ou os beneficiários dos direitos defendidos ou promovidos.

09 DE MARÇO
O último dia da Semana da Mulher foi marcado pela temática do trabalho e do cuidado, tanto com animais quanto com pessoas. Do evento participaram a Doutora Roberta Bertin Barros, Médica Veterinária; Doutora Elisa Pires Figueiredo, Zootecnista; e Doutora Fabiana Frare Rodrigues, Dentista.

Em comum, todas ressaltaram a realização pessoal com o exercício profissional que escolheram, mostrando que a mulher é capaz de alcançar e realizar seus sonhos quando não existem impedimentos de gênero.

A Doutora Roberta demonstrou todo o seu afeto pelos animais, sobretudo os de grande porte – em especial, os bovinos – ao descrever todo o empenho que sua equipe vem empreendendo em práticas de bem-estar animal. Seu testemunho também foi enriquecedor, no sentido de mostrar o avanço tecnológico e científico que os criadores/produtores de Lins e região têm alcançado (como a clonagem), o que é comprovado pelas várias e relevantes premiações que animais de seu plantel vêm recebendo por todo o país. A Doutora Roberta transpareceu, em sua fala, rica em conhecimento, o ditado: “A grandeza de uma nação [ou de uma pessoa] pode ser julgada pelo modo como seus animais são tratados.”

Reafirmando essa postura, de respeito e afeto para com os animais, a Senhora Elisa falou de sua trajetória sempre envolvida com o mundo rural – o mundo Agro. Seu percurso a conduziu a um campo bastante importante para a produtividade do agronegócio, mas ainda pouco conhecido da maioria das pessoas: a zootecnia. A Senhora Elisa reforçou a necessidade de se implementar boas práticas no cuidado dos animais, sobretudo porque o país possui a segunda maior população de pets do mundo. Sua fala se encerrou centrando-se nos “pequenos” animais de estimação de sua família – os cavalos.

A palestrante que encerrou a Semana da Mulher da ETL foi a Doutora Fabiana, a qual trouxe à luz um tema de singular importância: a saúde bucal. Embora nem sempre as pessoas devotem o necessário cuidado a esse tipo de higiene, Doutora Fabiana alertou para o risco de infecções bacterianas que podem conduzir até à morte. No seu empenho em exercer uma profissão com a qual sempre sonhou, decidiu especializar-se em áreas que auxiliam não apenas no aspecto estético (o famoso belo sorriso) mas, também, no bem-estar. Exemplos visuais dos riscos de descuido com a saúde bucal permitiram aos presentes compreenderem melhor as consequências da negligência com uma higiene tão básica.
 







Os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da ETL, estão inseridos

A aprendizagem se torna significativa e real quando a criança relaciona o objeto


Av. Nicolau Zarvos, 1925 - Jardim Aeroporto - CEP 16401-371 - Lins / SP - Fone: (14) 3533 3241
A ETL | CURSOS | NOTÍCIAS | SIMULADOS | APROVADOS | EDUCADORES | CONTATO