Voltar para Home
 
Página PrincipalA ETLCursosNotíciasSimuladosAprovadosEducadoresContato
Anos 50Anos 70Anos 90Hoje

Campus da, até então, Escola Técnica de Lins

Na década de 50...
Escola Técnica de Lins

Primeira Fase 1958 - 1975.

Em 09 de maio de 1956, a Lei Municipal nº. 388, aprovada pela Câmara Municipal de Lins, estabelece as condições de doação da área do Recinto de Exposição de Animais para a Instituição Toledo de Ensino de Bauru – ITE - a fim de que as benfeitorias fossem usadas para fins específicos de ensino. As melhorias nos prédios existentes e a construção de novos ambientes deram início ao desenvolvimento de um campus no terreno doado.

O Diário Oficial dos Estados Unidos do Brasil – Seção I publica em 18 de abril de 1958, sexta-feira, na página 8.481, o Decreto Federal n.º 43.414, que “Concede reconhecimento à Escola Técnica de Lins, com sede em Lins, Estado de São Paulo”, reconhecimento limitado ao Curso Técnico de Pontes e Estradas – Rio de Janeiro, em 25 de março de 1958, 137º da Independência e 70º da República, assinado pelo Presidente da República Juscelino Kubitschek e Clóvis Salgado.

Em 14 de janeiro de 1961, é encaminhado de Bauru, ofício assinado pelo Dr. Amaury Leite de Toledo, Diretor da Escola Técnica de Lins, ao Dr. Francisco Montojos – Diretor da Diretoria do Ensino Industrial do Ministério da Educação e Cultura, “os diplomas e as respectivas vidas escolares dos alunos ADALBERTO BONAS, CÉLIO SARZEDAS, CELSO DE ALMEIDA, DUÍLIO SANCINETTI, HIDEJI MORITA, JORGE ODA, JOSÉ MÁRCIO DOS SANTOS, OSMAR MENDES DE OLIVEIRA e SÉRGIO GONÇALVES SALVADOR BOAVENTURA... a serem julgados e submetidos a registro. “

Em janeiro de 1962 a Instituição Toledo de Ensino Escola Técnica de Lins deixa de oferecer matrículas para o curso Técnico de Pontes e Estradas.

Em 1964, com exceção da Escola Técnica de Lins, que era supervisionada pelo MEC, seccional de São Paulo, as demais escolas jurisdicionadas à Delegacia de Ensino de Lins optaram pela Supervisão Estadual de Ensino. A Escola Técnica, por isso, teve todos os seus documentos retidos e não devolvidos à Divisão Regional de Bauru, diferentemente das demais.

Em 1964, ainda, a Instituição Toledo de Ensino instala, na mesma área recebida por doação, a Escola de Engenharia de Lins com cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, cursos pioneiros no interior do estado de São Paulo.








+ Coisas que você deve gostar de saber sobre a ETL:
Motivos não faltam.
Do Berçário 2 ao Pré.
Ciclo I - Do 1º ano ao 5º ano e
Ciclo 2 - Do 6º ano ao 9º ano.
Do 1º ao 3º Ano.

Av. Nicolau Zarvos, 1925 - Jardim Aeroporto - CEP 16401-371 - Lins / SP - Fone: (14) 3533 3241
A ETL | CURSOS | NOTÍCIAS | SIMULADOS | APROVADOS | EDUCADORES | CONTATO | LIBERAR WEB